A Franco Consultores está ao seu lado para ultrapassar a atual crise Mundial provocada pelo vírus COVID-19.
Esta crise irá marcar definitivamente o futuro das pessoas e das organizações, em particular no que diz respeito à sua transformação digital.
A transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar a visibilidade e garantir mais resultados. É uma mudança estrutural nas organizações, onde é atribuído um papel essencial à tecnologia.
Podemos concluir que a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital o efeito.
A transformação digital torna-se um desafio muito mais ao nível da gestão, mas também com a implementação completa da digitalização, novas oportunidades de mudança e evolução surgem para todo o tipo de organizações.
Crescimento do alcance digital:
Novas pessoas e públicos serão alcançados;
Os produtos e serviços existentes serão ampliados, a economia circular assumirá particular destaque;
A criação de recursos digitais para aumentar a utilidade de um produto ou serviço físico é algo que entrará na cultura empresarial e trará resultados eficientes.
Transição do físico para o digital:
As lojas físicas que não se revelarem essenciais, vão dar origem a novos investimentos de e-commerce, o que representa de forma exemplar esta transição;
Os produtos digitais desde a sua conceção serão confirmados: pois as empresas SaaS, apps e fintechs são alguns dos produtos e serviços com origem digital e que obtêm muito sucesso.
Relação com o cliente:
A relação com os clientes irá sofrer alterações significativas, pois a tecnologia vai proporcionar novas formas de ligação destes com as empresas, e lhes oferecem valor acrescentado.
– É esperado ainda que a relação entre ambos seja mais interativa, mas que também seja mais exigente, mais rigorosa, onde a própria avaliação dos clientes seja mais valorizada, superior à própria publicidade per si, integrada dessa forma num fator crítico e de sucesso para todas as organizações.
Aspetos do cliente:
Com o aumento da competitividade e o poder de decisão cada vez mais nas mãos do consumidor, a experiência proporcionada ao cliente será fundamental para atrair e fidelizar o mesmo.
A segmentação do público com base em ferramentas analíticas será ainda mais valorizada, a pesquisa e utilização de dados para obter a conversão será primordial.
O acompanhamento e análise, sobre o comportamento das pessoas nas redes sociais em relação às marcas, será a forma mais fidedigna para desenvolver a estratégia adequada que tenha como objetivo a adequada satisfação do cliente.
Cada vez mais será necessário simplificar o processo de vendas, pois as organizações enfrentarão clientes mais exigentes em todo o processo, desde a escolha até à realização da compra.
O atendimento ao cliente deve ter ainda um acompanhamento de maior eficácia, para que os seus pedidos tenham uma resposta célere e coerente através de vários canais.
Os estudos mais recentes indicam que o volume de dados continuará a crescer, o que significa que adiar esta mudança é demasiado arriscado.
Apostando na comunicação adequada, através das melhores práticas de sustentabilidade e implementando as medidas de segurança adequadas, obterá o crescimento que pretende.
Estamos preparados para iniciar consigo a sua transformação digital!
Carlos Franco
Managing Partner